Search-form

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Enganação Nacional do Ensino Médio – ENEM




Cansados de tanto descaso mais de 150 estudantes caruaruenses foram às ruas no dia 16 de Novembro, junto com a União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru – UESC e União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – Uespe reivindicar por melhores condições na realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e denunciar o caos no Sistema Educacional do nosso país, ressaltando o erro das provas amarelas.

Com muita irreverência e disposição os estudantes pintaram os rostos de verde e amarelo, nariz de palhaço e com muita palavra de ordem tiveram o apoio da sociedade e chamaram a atenção de quem passava pelas ruas e do comércio, no centro fizeram um grande circulo fechando o trânsito por mais de 10 minutos.

Em caminhada seguimos em direção ao Ministério Público Federal onde foi entregue um documento com pedido de abertura de processo de auditoria no Exame.

Fica mais claro do que nunca que o Enem é um processo seletivo que exclui o estudante da universidade e que a cada ano a desorganização aumenta, por isso todos os estudantes precisam se unir e ir às ruas lutar pelo Livre Acesso à Universidade e por mais verbas para educação.

“Eles estão ENEM aí para gente!”

Uesc e Comissão de Organização do Protesto.

Mais uma manifestação da ARES-ABC! Mais vitórias para os estudantes!




No dia 26 de agosto, a ARES-ABC realizou sua primeira passeata em São Bernardo do Campo, lançando a campanha do Passe-livre no ABC e pelo livre acesso a universidade. Porém, tal passeata contou com muita repressão por parte das Direções das Escolas, então a manifestação seguiu para a Diretoria de Ensino, onde denunciamos a repressão das direções, além de mostrarmos os problemas de estrutura de várias escolas que estavam na passeata.

Logo depois que uma comissão de estudantes, junto com a direção da ARES-ABC, realizaram uma reunião com representantes da Secretaria de Ensino, a direção da ARES reuniu-se com a prefeitura a respeito do Passe-Livre. A Prefeitura de São Bernardo do Campo se comprometeu em responder-nos em 30 dias a partir daquela data. Porém já se passou quase três meses e não tivemos resposta ainda, mesmo indo buscá-la.

Então, a ARES-ABC realizou outra passeata para mostrar a prefeitura que eles teriam que nos responder, a nós e a mais de 150 estudantes que ocuparam a sessão pública na Câmara dos Vereadores de SBC, durante a intervenção da diretora de grêmios da UBES e Tesoureira da ARES-ABC Gabriela Soares Valentim, exigindo que os vereadores dessem-nos a resposta do Passe-Livre. A sessão foi interrompida para que fosse realizada uma reunião com os vereadores, membros da Presidência da Câmara e uma comissão de 10 estudantes, representando as escolas e denunciando mais problemas de estrutura nas escolas, como a convivência dos estudantes da E.E. Luiza Colaço com ratos e pombas, além de comerem pão puro como lanche; estudantes da E.E Omar Bassani que sofrem com poeira e lama em frente a escola, além do grêmio sofrer repressão da diretoria; estudantes da E.E. Célio L. Negrini, que muitos estudantes não terem acesso ao pátio escolar na hora do intervalo; e estudantes da E.E. Maria Cristina Miranda, que pararam de ter q pagar provas, mas agora serão obrigados a copiá-las.

Apesar da quantidade de estudantes na manifestação ter sido muito menor em relação a primeira, e estudantes da escola Negrini terem andado a pé do Jd. Areião até a Praça da Matriz, no centro de São Bernardo, a manifestação teve muitas vitórias significativas para a nossa luta: foi aprovado no Fórum um debate mais profundo sobre a situação das escolas públicas; será agendado uma reunião com a Prefeitura de São Bernardo a respeito do Passe-Livre e do asfaltamento da rua da escola Bassani; será agendada uma audiência pública com a Secretaria Estadual de Educação com entidades estudantis e vereadores de São Bernardo a respeito da falta de professores nas escolas e problemas de estrutura; foi agendada pela Presidência da Câmara uma reunião com a Diretoria de Ensino em relação ao problema da escola Maria Cristina; e também conseguimos uma boa repercussão na mídia regional.

Essa manifestação dos estudantes, mesmo parecendo tão pequena, mostrou-se forte o bastante para mostrar a nossa voz , mostrar que temos força e organização, e que, se nas próximas manifestações tivermos mais estudantes combativos, podemos aumentar a luta do movimento estudantil na região e ter muitas e maiores vitórias, sempre ao lado e pelos interesses dos estudantes.


PASSE LIVRE NO ABC!
PELO FIM DA FALTA DE PROFESSORES!

Nossa passeata nos jornais regionais:
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=11544

http://www.camarasbc.sp.gov.br/Noticias/4902/camara-de-sao-bernardo-atende-estudantes-e-convocara-estado-para-discutir-educacao.aspx

http://www.dgabc.com.br/News/5840161/estudantes-de-s-bernardo-protestam-por-passe-livre.aspx

A luta não pode parar!

Mais de 100 estudantes do Campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE participaram no dia 04 de novembro de 2010, da manifestação organizada pelo Grêmio Estudantil; os Centros Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica e Desporto e Lazer; Movimento Rebele-se e a União Nacional dos Estudantes.

O Ato teve como objetivo protestar os 04 anos de promessas da Reitoria, na construção do Restaurante Universitário – R.U., pois a realidade é que todos os semestres, a maioria dos estudantes paga até R$ 6,00 por refeição todos os dias, e os que não têm condições almoçam uma jarra de suco com dois salgados nas lanchonetes em frente o IFCE. Um absurdo!

Cansados dessa enrolação por parte da administração superior, os estudantes exigiram: 1. A construção imediata do R.U até o dia 04 de novembro de 2011. 2. Que até a construção do restaurante, a reitoria, viabilizasse a alimentação dos estudantes no R.U da UFC – Campus Benfica, e caso a UFC não se prontificasse ajudar os estudantes do IFCE, a reitoria utilizasse por meio de quentinhas até a construção do R.U.

Além, da pauta do R.U, o movimento também reivindicou, o livre acesso dos estudantes aos livros da biblioteca, além do acesso de busca via informatização, com intuito de acelerar o aluguel do livro ao estudante.

A terceira reivindicação é a garantia das salas para as entidades estudantis (grêmio e os centros acadêmicos) poderem organizar as suas atividades e ter direito da livre organização estudantil garantida por lei federal.

Depois de muita palavras de ordem “ Ousar lutar, ousar vencer ,pelo R.U essa luta é pra valer”, “ Um, dois, três, quatro cinco mil aqui está presente o movimento estudantil”, o Reitor Cláudio Ricardo recebeu o abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas dos estudantes e relatou que o projeto arquitetônico do R.U está quase concluído.

Sobre a emenda parlamentar no valor de 300 mil reais conseguidos pela última gestão do DCE (Rebele-se), através do Deputado Federal Eudes Xavier, estava sendo comprados os equipamentos da cozinha, e que até final de dezembro, a empresa que ganhou a licitação começaria as obras.

Sobre a Biblioteca, o Diretor de Campus Fortaleza, Prof. Moisés Mota, declarou que no final de dezembro teria um planejamento da instituição, que discutirá as mudanças da biblioteca: A ampliação do espaço físico, a compra de novos livros e equipamentos de segurança.

No final da manifestação foi tirada em consenso com a Reitoria, uma comissão de estudantes (Edson – S1/ Matemática; Mardeson – P1/ Eletro; Grêmio Estudantil; Centro Acadêmico de Mecatrônica e Desporto e Lazer, Diretório Acadêmico de Química e Meio Ambiente), que terá o papel de se reunir na próxima semana e acompanhar o andamento prático das reivindicações colocadas no abaixo- assinado.

Depois, os estudantes comeram o bolo e realizaram uma feijoada demostrando que estudante organizado garante o seu almoço.

Portanto, somente com a nossa união e a luta poderemos conquistar que os nossos direitos sejam garantidos. Isso foi apenas um começo, pois acreditamos que o papel das entidades estudantis e do movimento estudantil deva ter uma postura de independência frente à Reitoria e os Governos, ou seja, a nossa autonomia é fundamental para que possamos estar mais forte e conquistar tudo o que temos direito!

Estaremos de olho! Pois a LUTA NÃO PODE PARAR!

Grêmio Estudantil; os Centros Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica e Desporto e Lazer; Movimento Rebele-se, União Nacional dos Estudantes, Diretoria de Escolas Públicas da UBES.