Search-form

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Violência contra militantes do MLB em Shopping de Fortaleza


No dia 22 de dezembro de 2010, às 10h30, na cidade de Fortaleza, 150 famílias organizadas no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), oriundas dos bairros Curió, Henrique Jorge, Antônio Bezerra, Panamericano e Parquelândia protestaram contra a fome do povo pobre da periferia e contra o absurdo aumento salarial aprovado pelos deputados federais e senadores a eles mesmos.
As famílias, no espírito natalino do amor, da solidariedade, da união, da paz e da fraternidade, realizaram uma manifestação pacífica em um dos maiores símbolos atuais da injustiça, exploração e consumismo: o shopping center, no caso o North Shopping.

Por volta de 10h30, as famílias (idosos, mães, pais e crianças) chegaram ao recinto pacificamente e sentaram em frente ao Supermercado Lagoa. O objetivo era realizar uma plenária aberta com muitos depoimentos, palavras de ordem e músicas natalinas, sensibilizando assim a administração do Shopping para doar 150 cestas básicas para as famílias ali presentes.

Passados cerca de dez minutos de plenária e canções, já envolvendo também vários clientes que faziam suas compras, o chefe da segurança do North Shopping, chamado Peixoto, juntamente com mais 15 seguranças, abordaram o grupo com bastante truculência, partindo para cima até das crianças. Nesse momento, duas lideranças do MLB, Virgínia Ferreira e Elieuda do Nascimento, foram defender as pessoas e passaram a ser agredidas com socos, pontapés, murros e toda sorte de violência, sendo, ao fim, imobilizadas com uma "gravata" e levadas para uma sala interna no Shopping. Alguns apoiadores que estavam participando do ato e assistindo às cenas de violência se envolveram para defender as companheiras e também foram agredidos.

Para Quéops Damasceno, diretor do DCE-UFC que também participava do ato, "a agressão foi uma prova cabal de como os capitalistas, seus seguranças e policiais tratam o povo pobre: com discriminação e violência fascista".Outro apoiador, Glaydson Santana, presidente do Sindlimp-CE, que também foi agredido com truculência disse: "São todos covardes porque perceberam a presença de mulheres e crianças e, mesmo assim, nos atacaram. Os seguranças criaram a confusão, e a polícia, em vez de repreendê-los, pelo contrário, acobertou todos os atos desses verdadeiros bandidos a serviço do dono do shopping".

Na "sala de interrogatório", todo tipo de violência foi praticada contra as lideranças e os apoiadores levados para lá: "telefones", "gravatas", murros, socos, chutes, além da violência moral e psicológica, pois os seguranças o tempo todo chamavam as companheiras da coordenação de "vagabundas", "negrinhas", etc.

Virgínia Ferreira afirmou: "depois de nos ter arrastado durante vários metros dentro do shopping, ainda nos obrigaram, somente três mulheres, a uma enorme humilhação física e psicológica, nos colocando dentro de uma sala com quatro homens que nos espancaram sem nenhum direito de reação. Uma covardia de fazer inveja aos capitães de Hitler e Fleury".

Após as agressões, vários membros do Movimento foram prestar queixa na delegacia. Infelizmente, nem mesmo os escrivães quiseram registrar as acusações, afirmando que todos eram acusados e não vítimas. Mesmo assim, alguns deles foram fazer exame de corpo de delito para comprovar a violência. Vários movimentos se solidarizaram com o protesto do MLB, embora a imprensa oficial tenha feito de tudo para evitar o desgaste do Shopping. Ressalte-se ainda que todas as câmeras e aparelhos de celular que registraram as cenas foram apreendidos pelos seguranças.

Fica assim muito claro como o sistema capitalista trata a sua população que trabalha todos os dias honestamente, beneficiando os magnatas e negando ao povo o direito de andar, comer, vestir-se e manifestar livremente suas opiniões e angústias! Mas eles pode esperar que seu dia irá chegar!

CADÊ A SOLIDARIEDADE, A FRATERNIDADE E A PAZ HUMANA?

EXIGIMOS JUSTIÇA E PUNIÇÃO AOS AGRESSORES!

Coordenação do MLB-CE

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AMES-BH reúne com Secretário Municipal de Planejamento para discutir a regulamentação do Meio Passe

No dia 27 de dezembro de 2010, a AMES-BH teve uma reunião com o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Miranda Magalhães Júnior e com o Vereador e líder de governo, Paulo Lamac para discutir sobre a regulamentação da Lei do Meio Passe, aprovada em 2º turno na Câmara Municipal dos Vereadores de Belo Horizonte no último 20 de dezembro.

Neste momento existem grandes preocupações em relação à regulamentação da lei e ao prazo para o prefeito sanciona-la.

Segundo o secretário, o prefeito deverá sancionar a lei ainda em janeiro. Porém, não podemos permitir que os estudantes fiquem de fora do processo de emissão e fiscalização do meio passe, deixando isso somente para os empresários, prefeitura e câmara que nos negaram este direito por mais de 25 anos.

Nossa reivindicação é clara. Meio Passe com a Carteira de Estudante da AMES-BH.Dessa forma os estudantes terão controle da emissão do meio passe juntamente à única entidade que sempre levou essa luta a sério até o fim.

Outra reivindicação é sobre a necessidade de ampliar os recursos do Fundo Municipal de Auxílio de Transporte Escolar (criado junto com a lei com finalidade de captar e gerenciar os recursos), pois isto determinará a quantidade de estudantes beneficiados com o meio passe.

O Secretário Municipal, Helvécio Magalhães, se comprometeu em retornar estas discussões à prefeitura para que depois de sancionado pelo prefeito, seja elaborada uma minuta para a instalação do conselho que será o responsável pela regulamentação da lei e sobre a participação da AMES-BH na emissão do meio passe. O secretário ainda reconheceu a legitimidade da luta feita pela AMES-BH e da conquista do meio passe além do compromisso da Prefeitura Municipal em buscar recursos junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e ressaltou que o valor da tarifa do transporte público não será onerado pelo meio passe.

Mesmo com as grandes conquistas que obtivemos através da nossa mobilização, a luta ainda não acabou. Temos que garantir que o Fundo do Meio Passe tenha verba suficiente para que o meio passe seja para todos os estudantes, além de garantir a carteira da AMES-BH na emissão do meio passe como forma de acesso e controle do meio passe pelos estudantes.

Estudantes de Belo Horizonte conquistam o MEIO PASSE!

Depois de 25 anos de luta, os estudantes - organizados pela AMES-BH, grêmios estudantis e DCE’s - conquistaram a aprovação do projeto de lei do meio passe para os estudantes. O projeto foi votado em 2º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na segunda-feira, 20 de dezembro.

Essa foi uma conquista histórica do movimento estudantil, já que Belo Horizonte era a única capital em que os estudantes não possuíam nenhum direito a passe nos transportes, sendo que em três capitais o direito ao passe livre já é uma realidade. A aprovação do meio passe foi fruto de inúmeras manifestações, atos públicos e vigílias que pressionaram a Câmara para essa aprovação.

Segundo o projeto aprovado, a distância entre a escola e residência do estudante deve ser de 1 quilômetro, o acesso ao passe poderá ser garantido a estudantes de todos os níveis, e será criado um conselho de fiscalização com a participação da AMES-BH.

Tudo isso foi arrancado pela luta dos estudantes, já que o projeto apresentado pela Câmara previa só possuiriam o direito, aqueles que cursam o ensino médio, cujas famílias estejam inscritas em programas sociais do município. Além disso, deixava nas mãos dos empresários e da Prefeitura o controle sobre o direito, pois não dizia como seria a fiscalização, além de não citar quanto dinheiro seria destinado ao meio passe.

Durante todo este período, ouvimos vários prefeitos e vereadores dizendo que essa conquista era algo impossível, mas isso nunca nos desanimou. A cada momento construímos atos mais ousados, que resultaram nesta aprovação, provando mais uma vez que a luta organizada e consciente pode vencer a vontade dos empresários e do governo.

Mesmo com nossos avanços no projeto, a Câmara passou por cima dos estudantes mais uma vez, e sequer colocou em votação a emenda que garantia a fiscalização através da carteira de estudante. Também não foi aprovada a subemenda 3, garantiria o meio passe em um dia nos finais de semana, votação na qual mais de 15 vereadores se abstiveram (não quiseram votar) . Isso só demonstra o quanto a Câmara é submissa à vontade da Prefeitura e dos empresários, que sempre negaram o meio passe aos estudantes.

Essa situação prova que ganhamos uma batalha, mas ainda há muito a ser feito. Não podemos aceitar iniciar 2011 sem o meio passe em BH. Ainda esse ano, precisamos arrancar da Prefeitura de Belo Horizonte o compromisso de investimentos para que todos sejam beneficiados e que a carteira de estudante da AMES-BH seja a forma de acesso dos estudantes ao meio passe e principalmente que o projeto seja assinado pelo Prefeito.


De 45 vereadores eleitos em Belo Horizonte, 36 estiveram na votação.

-Votação do projeto substitutivo-

Vereador____________________Voto

Adriano Ventura__________________Sim

Alexandre Gomes_________________Sim

Anselmo José Domingos_____________Sim

Arnaldo Godoy___________________Sim

Autair Gomes____________________Sim

Bruno Miranda___________________Sim

Cabo Júlio______________________Sim

Chambarelle_____________________Sim

Daniel Nepomuceno________________Sim

Divino Pereira____________________Sim

Edinho Ribeiro____________________Sim

Fred Costa_______________________Sim

Gêra Ornelas_____________________Sim

Geraldo Félix_____________________Sim

Gunda__________________________Sim

Hugo Thomé______________________Sim

Iran Barbosa______________________Sim

João Oscar_______________________Sim

João Vitor Xavier___________________Sim

Leonardo Mattos___________________Sim

Maria Lúcia Scarpelli________________Sim

Moamed Rachid___________________Sim

Paulinho Motorista_________________Sim

Paulo Lamac______________________Sim

Preto___________________________Sim

Reinaldo - Preto Sacolão______________Sim

Ronaldo Gontijo____________________Sim

Sérgio Fernando___________________Sim

SIM - 31

NÃO - 0

APROVADA

-Votação da subemenda 3-

Que garantiria duas meias passagens em um dia do fim de semana

Adriano Ventura______________________Sim

Alexandre Gomes_________________Abstenção

Anselmo José Domingos_____________Abstenção

Arnaldo Godoy________________________Sim

Autair Gomes_____________________Abstenção

Bruno Miranda________________________Sim

Cabo Júlio____________________________Sim

Chambarelle__________________________Sim

Daniel Nepomuceno_____________________Sim

Divino Pereira_________________________Sim

Edinho Ribeiro____________________Abstenção

Fred Costa___________________________Sim

Gêra Ornelas_____________________Abstenção

Geraldo Félix___________________Abstenção

Gunda__________________________Abstenção

Hugo Thomé______________________Abstenção

Iran Barbosa__________________________Sim

João Oscar_______________________Abstenção

João Vitor Xavier_______________________Sim

Leonardo Mattos___________________Abstenção

Maria Lúcia Scarpelli________________Abstenção

Moamed Rachid___________________Abstenção

Paulinho Motorista______________________Sim

Paulo Lamac__________________________Sim

Preto___________________________Abstenção

Reinaldo - Preto Sacolão______________Abstenção

Ronaldo Gontijo____________________Abstenção

Sérgio Fernando________________________Sim

SIM - 15

NÃO - 0

ABSTENÇÕES - 15

REPROVADA