Search-form
sábado, 19 de junho de 2010
Ocupação da Câmara arranca conquista na luta pelo meio-passe
A luta pelo meio-passe para todos os estudantes no transporte coletivo de Belo Horizonte se aproxima mais de ser vitoriosa. No último dia 16 os estudantes tomaram a decisão de não aceitar mais a intransigência da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em relação ao meio-passe. Organizados pela AMES-BH os estudantes demonstraram grande combatividade em duas manifestações que mexeram com a cidade. Na Câmara Municipal, mais de 500 estudantes ocuparam o plenário para exigir a imediata apresentação, pela PBH do projeto de Lei do meio passe. Ao mesmo tempo, a praça sete foi tomada pela luta do meio-passe dando um recado à prefeitura de que não aceitaremos mais o vergonhoso título de BH ser a única capital no país em que os estudantes não têm direito ao meio passe.
Após a manifestação do dia 25 de março deste ano, a prefeitura se comprometeu a apresentar até o fim de abril o projeto de lei do meio-passe. Promessa que não foi cumprida, pois a PBH para proteger o lucro milionário dos empresários do transporte coletivo. O Prefeito, Márcio Lacerda, preferiu interromper as negociações com AMES-BH e tentar enrolar os estudantes, para que o projeto não fosse votado em 2010.
A ocupação da câmara cumpriu um papel imprescindível na luta pelo meio passe, pois mesmo com toda a truculência dos seguranças da Câmara que agrediram fisicamente estudantes além de impedir de beber água e ir ao banheiro durante a mobilização. Na ocupação, afirmamos que só sairíamos com o projeto de lei do meio passe. Essa ação significou uma importante vitória, pois obrigamos o Prefeito de BH a parar o que estava fazendo para reunir-se com os seus secretários para discutir o meio-passe e cumprir o acordo, feito em Maio, com a AMES-BH.
A combatividade dos estudantes fez também a Prefeitura se comprometer, por escrito, a no dia 21 (segunda-feira), apresentar o projeto de lei do meio passe. Também ficou acordada uma reunião no dia 23 (quarta-feira) da AMES-BH com os vereadores para marcar a data da votação do projeto e discutir as propostas da entidade sobre o meio passe.
Depois de 25 anos, a luta pelo meio-passe se aproxima do fim. Nossas mobilizações estão arrancando conquistas históricas, e demonstrando que só quando vamos à luta podemos ter conquistas. Agora é a hora de fortalecermos ainda mais nossas mobilizações e organizarmos uma grande jornada de lutas pela aprovação do meio passe para todos os estudantes em BH e reafirmar a nossa posição de que radicalizaremos e arrancaremos o meio-passe na lei ou na marra.
Gladson Reis
Presidente da AMES-BH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
a muitos anos o poder dos tubarões do transporte reprimia os sonhos dos jovens de belo-horizonte,hoje esses mesmos jovens ,dirigidos pela AMES_BH ,fazem história .Demarcam o poder jovem nas páginas de nosso país!
ResponderExcluirguiados por sentimentos de justiça avançam para a vitória do meio-passe.
e que nossa rebeldia não se contente apenas com o passe,pois nosso transporte é público,a produção de alimentos,roupas,casas,universidades ...tudo coletivo!
+++
*14 milhões passam fome no Brasil
*mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo e se produz o dobro que a humanidade poderia comer
*a cada 3 segundos uma criança morre de fome ...a juventude é REPRIMIDA ALIENADA pelo CRACK!
Se torna necessário se organizar nas idéias revolucionárias de CHE,MARX,LENIM,STALIN e construir uma nova sociedade-a sociedade socialista!
viva o 3° congresso da ujr!!!
ser jovem é ser revolucionário!