Em 2010 se inscreveram para fazer o ENEM 4 Milhões 611 Mil 441 estudantes de todo País, mas as Universidades Públicas no Brasil oferecem um total de vagas inferior à 270 Mil vagas, fazendo com que a maior parte da juventude brasileira fique excluída do Ensino Superior. Isso faz com que o ensino superior seja um privilégio, garantido apenas para aqueles com condições financeiras para pagar cursinhos pré-vestibulares e agora pré-Enem.
Essa exclusão da Juventude ao Ensino Superior se deve a falta de recursos destinados à Educação, prova disso é que o orçamento da Educação no País corresponde à 2,88% do total, enquanto o dinheiro que é desviado para os banqueiros através da dívida pública corresponde a 35%.
As mobilizações foram iniciadas no dia 11 de Agosto, com passeatas
Em todas as ocupações de Reitorias e na passeata do Rio de Janeiro, que foi até a Representação do MEC foi exigido que as reitorias e a REMEC-RJ enviassem por fax ao gabinete do Ministro da Educação, Fernando Hadad, a carta nacional da Jornada assinada pela União da Juventude Rebelião – UJR, pelos diretores da UBES eleitos pela Chapa Rebele-se e pelas Entidades Estaduais, Municipais e Regionais Representativas dos Estudantes: UESPE - União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e entidades Filiadas, USEA – União Secundarista dos Estudantes de Alagoas e entidades Filiadas, UEES – União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Ceará e entidades Filiadas, UESB – União dos Estudantes Secundaristas de Belém / UESP – União dos Estudantes Secundaristas Potiguar / APES-PB – Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas e entidades Filiadas, AMES – Associação Municipal dos Estudantes de Teresina / UEST – União dos Estudantes Secundaristas de Timon (MA) / AMES-BH - Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte e entidades Filiadas, AERJ – Associação dos Estudantes do Rio de e entidades Filiadas, ARES-ABC – Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do ABC e entidades Filiadas.
Além da bandeira do Livre Acesso à Universidade,
São Paulo
Mais de 500 estudantes da região do ABC Paulista, organizados pela ARES-ABC, realizaram uma passeata no dia 26 de Agosto
Rio de Janeiro
Organizada pela AERJ a manifestação combatia o projeto de carteira magnética do Governo do Estado chamado pelos estudantes de “Coleira eletrônica”, que tem como objetivo reprimir, monitorar e restringir o Passe gratuito dos Estudantes.
Minas Gerais
Pernambuco
Aproximadamente 300 estudantes de Caruaru organizados pela UESC, fizeram uma passeata no dia 11 de Agosto defendendo a Meia-passagem intermunicipal. Dia 26, 300 Estudantes de Petrolina, organizados pela UESP defenderam também a meia inter-municipal e lutavam para que o direito à meia entrada cultural fosse respeitada, onde obtiveram uma importante vitória, a promotoria mandou uma carta para as casas de show e cinemas da Cidade obrigando que a lei fosse cumprida.
Paraíba
Dia 11 de Agosto, estudantes secundaristas da rede Estadual, organizados pela APES-PB, junto com estudantes da UEPB exigiram o Passe-livre e melhoria nas escolas da Rede Estadual.
Ceará
Dia 11 de Agosto cerca de 400 estudantes de Fortaleza, organizados pela UESM, foram à prefeitura exigir que fosse garantido o direito dos Estudantes de solicitar a emissão da carteira de estudantes para sua entidade. A prefeitura recebeu e graças a mobilização, atendeu a reivindicação dos Estudantes.
Alagoas
Dia 11 e 26 de Agosto estudantes foram às ruas levantando a Bandeira do Fora Collor, Ex-Presidente corrupto do Brasil que desviou dinheiro público para banqueiros e destruiu as Universidades Públicas e é candidato ao Governo de Alagoas.
Essa Jornada Nacional de Lutas mostra o poder de mobilização da Juventude brasileira. As Jornadas Nacionais de Luta sempre foram uma importante forma dos Estudantes Secundaristas brasileiros colocarem suas opiniões na Sociedade.
A UBES, entidade que completa 62 anos de Idade sempre esteve a frente dessas mobilizações, mas hoje, sua direção majoritária não cumpre com o papel de articular nacionalmente as lutas desenvolvidas nos Estados. Essa mobilização deixa claro que o movimento secundarista volta a conseguir a se articular nacionalmente e fazer, através de sua mobilização, sua voz ser ouvidas pelo país inteiro.
Cabe aos militantes combativos da União da Juventude Rebelião e das diversas entidades Estaduais, municipais, regionais e Grêmios Estudantis trazer de volta para o caminho da luta e da combatividade a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Gregorio Gould, Primeiro Vice-Presidente da UBES e Militante da UJR
* Fotos de Minas Gerais: Daniel Iglesias
** Fotos de Alagoas: Manuel Henrique
Luta!
ResponderExcluirMeus parabéns pela força e motivação, e concordo plenamente com o livre acesso a universidade!
Chega de burguesinho que paga cursinho entra e a gente que têm sonhos ficar de fora, talvez até por falta de vagas!!!