Search-form

sábado, 15 de maio de 2010

A UESM e lideranças estudantis convocam audiência PÚBLICA NA ETUFOR



No dia 28 de abril a União dos Estudantes Secundarista da Região Metropolitana de Fortaleza - UESM em conjunto aos grêmios e lideranças das escolas públicas Paulo Freire, Presidente Castelo Branco, V-10, Adauto Bezerra, Deputado Manuel Rodrigues, Escola Profissionalizante Joquiam Albano e Caic-Mucuripe, realizaram uma audiência pública com a ETUFOR- Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A,órgão responsável pela fiscalização do processo de carteira de estudante .

A pauta da audiência é sobre o quadro de privação do direito a carteira estudantil. Atualmente, é 30 mil estudantes pagando inteira, vários estudantes sendo constrangidos e reprimidos ao utilizar a sua a meia passagem e a meia-cultural. Como o caso do estudante que teve sua carteira quebrada pelo trocador que não reconheceu sua foto na carteira devido ser do ano de 2007. Outra estudante foi passar no ônibus e sua carteira parou de funcionar devido ser do ano de 2007, teve que pagar inteira e gasta diariamente R$ 8,00 só de passagens de ônibus. “Isso tudo é descontado do meu salário e fica muito difícil pra mim” afirmou Andrea da Silva – estudante do Castelo Branco. Outro problema é com meia-cultural, nos últimos clássicos do Fortaleza e do Ceará no Castelão vários estudantes foram barrados.

Diante dessa situação, 50 lideranças estudantis foram recepcionadas debaixo do calor, no espaço de atendimento ao estudante. Fizemos desse momento um espaço de debate e denúncias, quando presenciamos uma senhora que passou mau diante das condições do local.

Depois de muito esperar fomos atendidos pelo advogado da ETUFOR que nos recepcionou com uma série de desculpas e impossibilidades de sermos atendidos, pois o presidente da ETUFOR – Sr. Adelmar Godim estava reunido com o SINDVANS-Sindicato dos Empresários de Vans. Numa demonstração clara de firmeza nos mantivemos até termos a presença do presidente.

O presidente Ademar Godim foi obrigado a ouvir as declarações dos estudantes e com um ar de deboche foi respondendo e fez declarações irresponsáveis, como a responsabilização das entidades estudantis sobre o atraso das carteiras estudantis das escolas públicas e que o estudante poderia fazer sua carteira quando quiser. Tudo desmentido pelo próprio Ademar Gondim.

Insatisfeitos marcaram para as 14h, uma audiência presente em uma sala, com uma comissão de 12 estudantes fomos atendidos as 15h30. Questionamos o atraso das carteiras das escolas públicas, a possibilidade do estudante fazer sua carteira e o posicionamento da ETUFOR em relação à restrição da meia cultura.

Resultado: sobre os atrasos os estudantes novatos têm que cobrar a Direção da escola, o envio de seus dados para a ETUFOR confeccionar a carteira gratuita que tem um prazo de 35 dias para ser entregue. Os veteranos será revalidação até 2011. A prefeitura de Fortaleza proíbe o estudante que queira pagar sua carteira, além disso, as entidades estudantis responsáveis pela confecção não podem fazer a carteira.

Tudo para manter a promessa de eleição da Prefeitura, que se comprometeu em pagar as carteiras de estudantes de escolas e instituições públicas, cumprir em 2006 e 2007, depois começou a revalidar as careiras numa falsa propaganda de que está pagando as carteiras.

Sobre a meia-cultural, A ETUFOR – órgão fiscalizador – não se responsabilizou sobre essa questão.

Por isso, que a UESM, a União da Juventude Rebelião e os grêmios filiados estarão realizando no dia 13 de maio, caracterizado como dia da assinatura da libertação dos escravos, também será o dia da libertação dos estudantes. O direito de ir e vir e a cultura e o lazer é direito da juventude fortalezense. A carteira estudantil é uma conquista dos estudantes, portanto deva ser os estudantes através de suas entidades representativas que tenha o direito de confeccionar e não as Máfias de carteiras, a prefeitura e os empresários.

Todos nas ruas!
DIA 13 de maio é dia da Libertação do Estudante.
Ninguém nos segura, a carteira é nossa!

Tatiane Albuquerque – Diretora de Escolas Públicas da UBES e Presidente da UESM

Um comentário:

  1. Bem que poderiam colocar um número de telefone que existisse...
    No Ceará.

    ResponderExcluir