Search-form

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESTUDANTES OCUPAM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM ALAGOAS!


A falta de professores, estrutura caótica nas salas de aula (a ponto de ser registrada a queda de uma telha na cabeça de um estudante), obras pendentes e atraso no calendário escolar servem para ilustrar o quadro da educação pública no estado de Alagoas. Para fechar esse “tratamento” dispensado pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Educação, foi apresentado no fim de 2009 a proposta de criação de Organizações Sociais para gerir a educação e a saúde no Estado, numa clara privatização dos serviços públicos.

Assim, após a visita e a mobilização em escolas da rede estadual de Alagoas, organizados pela União Secundarista dos Estudantes de Alagoas, mais de 400 estudantes vindos das escolas Margarez Lacet e Ovídio Edgar no Tabuleiro, e Afrânio Lages, Laura Dantas, Princesa Isabel, Premen e Moreira e Silva vindos do CEPA ocuparam a Fernandes Lima, principal avenida da capital, denunciando o descaso com a educação pública e apresentando uma extensa pauta de reivindicações.


Depois de fechar o trânsito e causar um enorme congestionamento, os estudantes se dirigiram até a Secretaria Estadual de Educação onde promoveram uma ocupação para só sair de lá após audiência com a secretaria. Na secretaria, uma comissão formada por representantes de todas as escolas e da USEA participou de audiência com o Sr. Neilton Nunes, superintendente geral da secretaria que recebeu os estudantes e após contato com o Secretário Rogério Teófilo foi marcada para terça-feira nova audiência para os encaminhamentos das solicitações apresentadas.

“Essa manifestação mostrou a disposição de luta dos estudantes e, mesmo com as dificuldades do calendário escolar, conseguimos fazer uma boa mobilização. Continuaremos mobilizados para garantir nossos direitos, e estaremos cobrando e exigindo da Secretaria os encaminhamentos dos problemas das escolas”, declarou Rafael de Almeida, diretor da USEA.

A mobilização fez parte da jornada nacional de lutas em homenagem a Edson Luís, assassinado pela ditadura militar em 1968 e lembrado nas últimas mobilizações no mês de março. Durante a manifestação as pautas nacionais do fim do pagamento da dívida pública e do monopólio estatal do petróleo para garantir investimentos para a população foram apresentadas ao longo da passeata.

Durante o ato, vários estudantes usaram da palavra e fizeram referência a proposta levantada pela prefeitura de Maceió de no próximo mês aumentar as tarifas no transporte coletivo. “Esse foi o primeiro recado que queremos dar ao prefeito Cícero Almeida. Vamos parar a cidade se os empresários e a prefeitura tentarem aumentar as passagens. O direito dos estudantes já é atacado sem o passe livre e com uma passagem tão cara (R$2,00). Vai ser ocupando as ruas que vamos barrar esse aumento.” declarou Esio Melo, da coordenação estadual da UJR.

Veja ainda links da ocupação da secretaria:

http://www.tudonahora.com.br/noticia/ ... da-secretaria-de-educacao
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=202887

Nenhum comentário:

Postar um comentário