Search-form

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A luta não pode parar!

Mais de 100 estudantes do Campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE participaram no dia 04 de novembro de 2010, da manifestação organizada pelo Grêmio Estudantil; os Centros Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica e Desporto e Lazer; Movimento Rebele-se e a União Nacional dos Estudantes.

O Ato teve como objetivo protestar os 04 anos de promessas da Reitoria, na construção do Restaurante Universitário – R.U., pois a realidade é que todos os semestres, a maioria dos estudantes paga até R$ 6,00 por refeição todos os dias, e os que não têm condições almoçam uma jarra de suco com dois salgados nas lanchonetes em frente o IFCE. Um absurdo!

Cansados dessa enrolação por parte da administração superior, os estudantes exigiram: 1. A construção imediata do R.U até o dia 04 de novembro de 2011. 2. Que até a construção do restaurante, a reitoria, viabilizasse a alimentação dos estudantes no R.U da UFC – Campus Benfica, e caso a UFC não se prontificasse ajudar os estudantes do IFCE, a reitoria utilizasse por meio de quentinhas até a construção do R.U.

Além, da pauta do R.U, o movimento também reivindicou, o livre acesso dos estudantes aos livros da biblioteca, além do acesso de busca via informatização, com intuito de acelerar o aluguel do livro ao estudante.

A terceira reivindicação é a garantia das salas para as entidades estudantis (grêmio e os centros acadêmicos) poderem organizar as suas atividades e ter direito da livre organização estudantil garantida por lei federal.

Depois de muita palavras de ordem “ Ousar lutar, ousar vencer ,pelo R.U essa luta é pra valer”, “ Um, dois, três, quatro cinco mil aqui está presente o movimento estudantil”, o Reitor Cláudio Ricardo recebeu o abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas dos estudantes e relatou que o projeto arquitetônico do R.U está quase concluído.

Sobre a emenda parlamentar no valor de 300 mil reais conseguidos pela última gestão do DCE (Rebele-se), através do Deputado Federal Eudes Xavier, estava sendo comprados os equipamentos da cozinha, e que até final de dezembro, a empresa que ganhou a licitação começaria as obras.

Sobre a Biblioteca, o Diretor de Campus Fortaleza, Prof. Moisés Mota, declarou que no final de dezembro teria um planejamento da instituição, que discutirá as mudanças da biblioteca: A ampliação do espaço físico, a compra de novos livros e equipamentos de segurança.

No final da manifestação foi tirada em consenso com a Reitoria, uma comissão de estudantes (Edson – S1/ Matemática; Mardeson – P1/ Eletro; Grêmio Estudantil; Centro Acadêmico de Mecatrônica e Desporto e Lazer, Diretório Acadêmico de Química e Meio Ambiente), que terá o papel de se reunir na próxima semana e acompanhar o andamento prático das reivindicações colocadas no abaixo- assinado.

Depois, os estudantes comeram o bolo e realizaram uma feijoada demostrando que estudante organizado garante o seu almoço.

Portanto, somente com a nossa união e a luta poderemos conquistar que os nossos direitos sejam garantidos. Isso foi apenas um começo, pois acreditamos que o papel das entidades estudantis e do movimento estudantil deva ter uma postura de independência frente à Reitoria e os Governos, ou seja, a nossa autonomia é fundamental para que possamos estar mais forte e conquistar tudo o que temos direito!

Estaremos de olho! Pois a LUTA NÃO PODE PARAR!

Grêmio Estudantil; os Centros Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica e Desporto e Lazer; Movimento Rebele-se, União Nacional dos Estudantes, Diretoria de Escolas Públicas da UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário