Search-form

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais uma manifestação da ARES-ABC! Mais vitórias para os estudantes!




No dia 26 de agosto, a ARES-ABC realizou sua primeira passeata em São Bernardo do Campo, lançando a campanha do Passe-livre no ABC e pelo livre acesso a universidade. Porém, tal passeata contou com muita repressão por parte das Direções das Escolas, então a manifestação seguiu para a Diretoria de Ensino, onde denunciamos a repressão das direções, além de mostrarmos os problemas de estrutura de várias escolas que estavam na passeata.

Logo depois que uma comissão de estudantes, junto com a direção da ARES-ABC, realizaram uma reunião com representantes da Secretaria de Ensino, a direção da ARES reuniu-se com a prefeitura a respeito do Passe-Livre. A Prefeitura de São Bernardo do Campo se comprometeu em responder-nos em 30 dias a partir daquela data. Porém já se passou quase três meses e não tivemos resposta ainda, mesmo indo buscá-la.

Então, a ARES-ABC realizou outra passeata para mostrar a prefeitura que eles teriam que nos responder, a nós e a mais de 150 estudantes que ocuparam a sessão pública na Câmara dos Vereadores de SBC, durante a intervenção da diretora de grêmios da UBES e Tesoureira da ARES-ABC Gabriela Soares Valentim, exigindo que os vereadores dessem-nos a resposta do Passe-Livre. A sessão foi interrompida para que fosse realizada uma reunião com os vereadores, membros da Presidência da Câmara e uma comissão de 10 estudantes, representando as escolas e denunciando mais problemas de estrutura nas escolas, como a convivência dos estudantes da E.E. Luiza Colaço com ratos e pombas, além de comerem pão puro como lanche; estudantes da E.E Omar Bassani que sofrem com poeira e lama em frente a escola, além do grêmio sofrer repressão da diretoria; estudantes da E.E. Célio L. Negrini, que muitos estudantes não terem acesso ao pátio escolar na hora do intervalo; e estudantes da E.E. Maria Cristina Miranda, que pararam de ter q pagar provas, mas agora serão obrigados a copiá-las.

Apesar da quantidade de estudantes na manifestação ter sido muito menor em relação a primeira, e estudantes da escola Negrini terem andado a pé do Jd. Areião até a Praça da Matriz, no centro de São Bernardo, a manifestação teve muitas vitórias significativas para a nossa luta: foi aprovado no Fórum um debate mais profundo sobre a situação das escolas públicas; será agendado uma reunião com a Prefeitura de São Bernardo a respeito do Passe-Livre e do asfaltamento da rua da escola Bassani; será agendada uma audiência pública com a Secretaria Estadual de Educação com entidades estudantis e vereadores de São Bernardo a respeito da falta de professores nas escolas e problemas de estrutura; foi agendada pela Presidência da Câmara uma reunião com a Diretoria de Ensino em relação ao problema da escola Maria Cristina; e também conseguimos uma boa repercussão na mídia regional.

Essa manifestação dos estudantes, mesmo parecendo tão pequena, mostrou-se forte o bastante para mostrar a nossa voz , mostrar que temos força e organização, e que, se nas próximas manifestações tivermos mais estudantes combativos, podemos aumentar a luta do movimento estudantil na região e ter muitas e maiores vitórias, sempre ao lado e pelos interesses dos estudantes.


PASSE LIVRE NO ABC!
PELO FIM DA FALTA DE PROFESSORES!

Nossa passeata nos jornais regionais:
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=11544

http://www.camarasbc.sp.gov.br/Noticias/4902/camara-de-sao-bernardo-atende-estudantes-e-convocara-estado-para-discutir-educacao.aspx

http://www.dgabc.com.br/News/5840161/estudantes-de-s-bernardo-protestam-por-passe-livre.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário