Search-form

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Não ao aumento das tarifas de ônibus

(Recife Pernambuco)
(Belo Horizonte / Minas Gerais)


Construir a Jornada Nacional de Lutas em março

                O recente aumento das passagens no transporte coletivo em várias capitais apenas evidenciou um dos maiores problemas vivido pelos trabalhadores e a juventude em nosso país.   A ganância dos empresários em buscar seus lucros a qualquer custo gera grande indignação e revolta entre a juventude á exemplo de Recife, em que os estudantes organizados pela UESPE já realizaram varias manifestações contra o aumento das passagens.
                Para nós estudantes este é um problema grave e cotidiano. Até porque, de acordo com o  IBGE, cerca de 30% dos estudantes abandonam as salas de aula por não terem  dinheiro para pagar passagem.
                A conquista do meio passe estudantil em todas as capitais do país nas décadas de 80 e 90 e a recente vitória em Belo Horizonte (2010) a partir da luta organizada pela AMES-BH, representou uma grande vitória dos estudantes.
                Mas é necessário uma real garantia no acesso ao transporte, através da conquista do passe livre para todos os estudantes, o que já é realidade em algumas capitais como no Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT).
                Mesmo onde o passe livre já existe é preciso manter a mobilização, pois são constantes os ataques contra esse direito na tentativa de limitar cada vez mais os direitos estudantis.
                Somente a luta dos Estudantes conquista vitórias, por isso é preciso unir forças no movimento estudantil. Os donos das empresas são na prática os grandes beneficiados com o transporte público, e temos tarifas cada vez mais caras e menos direitos para os estudantes.
                As prefeituras preferem esquecer que o transporte público deve atender ao povo, e por isso vemos a continuidade de ônibus lotados, atrasos e altas passagens que chegam a consumir mais de 30% do orçamento das famílias que ganham um salário mínimo.
                Precisamos dar um basta na ganância dos capitalistas dos transportes, barrando todos os aumentos de passagens e avançando nos direitos da juventude com o meio-passe e o passe livre.
                A Chapa REBELE-SE na UBES e a UJR convocam cada estudante para construirmos uma vitoriosa Jornada Nacional de Lutas em março, ocupando as praças e as ruas desse país, barrando os aumentos de passagens e garantindo passe livre para todos os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário