Organizados pela Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do Grande ABC (ARES-ABC), mais de 400 estudantes saíram às ruas e ocuparam o saguão da prefeitura de São Bernardo do Campo no dia 23 de março contra o aumento abusivo das tarifas do transporte público e para defender o Passe-livre estudantil.
Desde agosto de 2010, a ARES-ABC realizou duas passeatas pelo passe-livre (26 de agosto e 10 de novembro) e vem tentando realizar uma reunião com a prefeitura para discutir a respeito. Porém só conseguimos realizar a reunião no dia 21 de março, sete meses depois do início das manifestações e dois dias antes da nova passeata. A reunião foi realizada com a presença do vereador Tião Mateus e do Dr. Maurício Soares, secretário de governo e ex-prefeito da cidade que, aliás, vetou a lei do passe-livre em sua gestão. Durante a reunião, o secretário mal deixava os estudantes terminarem suas intervenções, não leu as nossas propostas de 100% de isenção da tarifa de ônibus para os estudantes e de redução da tarifa cobrada para a população (atualmente R$2,90), e sempre respondendo negativamente sobre assunto, dizendo que era impossível que os estudantes tivessem o direito ao transporte público gratuito, alegando que a prefeitura teria que tirar os gastos com a educação e saúde e que não poderia tirar o fundo para o passe-livre do lucro dos empresários, além de dizer que isso não poderia ser resolvido diretamente com ele.
Fruto dessa reunião, a ARES-ABC viu uma necessidade ainda maior de realizar uma grande manifestação, pois o que foi visto foi o descaso com o movimento estudantil e a defesa do aumento das passagens da parte do representante da prefeitura. Por isso, na quarta-feira, foi realizada uma passeata pela Av. Marechal Deodoro, descendo até o Paço municipal e ocupando o salão de entrada da Prefeitura da cidade, onde os mais de 400 estudantes presentes exigiram uma reunião imediata com o prefeito da cidade, Luiz Marinho, porque, afinal, ele que foi eleito pelo povo e não o secretário.
Porém, o prefeito não estava presente na prefeitura e nem ninguém das secretarias essenciais para um debate, como a de Transportes e a de Educação. Uma comissão de 20 estudantes foi recebida novamente pelo Dr. Mauricio Soares. Nessa reunião foi visto de ser protocolado um pedido de reunião, além da entidade participar das audiências públicas e do orçamento participativo da cidade, iniciativas quais o povo da cidade pode votar para onde deve ser destinado a verba da cidade. Além disso, a ARES-ABC marcou uma assembléia para o dia 25/03 com os estudantes para que seja visto quais serão os novos passos da entidade rumo à conquista do Passe-livre em São Bernardo do Campo, uma das maiores cidades do Grande ABC paulista e com a tarifa de ônibus mais cara junto com Santo André, onde a ARES-ABC também realizará uma manifestação no dia 31/03.
Essa passeata mostrou que os estudantes têm a ousadia de fazer o que for para conquistar os seus direitos, seja trancando as maiores ruas da cidade ou invadindo e ocupando a prefeitura municipal. A nossa luta não vai para até que tenhamos uma reunião com o prefeito e até que tenhamos nosso direito garantido de utilizar o transporte público gratuito a todos os estudantes!
Confira o vídeo da matéria da TVT clicando aqui!
Confira o vídeo da matéria da TVT clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário