Search-form

domingo, 17 de abril de 2011

Em defesa do meio passe para todos os estudantes



No dia 14 de abril, cerca de mil estudantes pararam o Centro de Belo Horizonte durante toda a manhã, desde a Praça Sete, onde permaneceram trancando a Av. Amazonas, até a BH Resolve. A manifestação aconteceu contra a restrição do meio passe, e em defesa do direito a todos os estudantes.
Em dezembro de 2010, após 25 anos de luta do movimento estudantil, foi aprovada na Câmara Municipal uma lei que garante o meio passe. Fruto da pressão dos estudantes, a lei aprovada não restringe o direito apenas ao ensino médio, nem tampouco é necessário estar inscrito em algum programa social do governo. Apesar disso, a Prefeitura tem garantido apenas R$4,5 bilhões para o fundo social (espécie de conta bancária, criada para arrecadar verbas destinadas ao meio passe), o que é suficiente para que apenas 10 mil estudantes tenham o direito.
Na BH Resolve, foram entregues centenas de requerimentos, em protesto que demonstra a necessidade dos estudantes de terem acesso ao benefício.
Enquanto isso, diversas famílias continuam passando dificuldades para garantir o transporte dos filhos até a escola e centenas de jovens continuam parando de estudar, além de não ter acesso à cultura, por não ter condições de pagar a passagem de ônibus.
Precisamos continuar pressionando a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, em defesa do meio passe para todos os estudantes!


Um comentário:

  1. eu acho que alunos do ensino fundamental aparti da quinta serie tambem tinha que resebe o meio passe estudantiu como os do ensino mediu porque somos alunos do mesmo jeito e tambem de familias carentes !!!!!!!

    ResponderExcluir