Search-form

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Grêmios se reúnem no 5º CEB da AMES-BH



 Estudantes de mais de 12 escolas se reuniram no sábado, dia 27 de agosto, no Conselho de Entidades de Base da AMES-BH. Dezenas de jovens reafirmaram a combatividade do movimento estudantil em Belo Horizonte, colocando o importante papel que cumpriram e ainda cumprem os grêmios estudantis, e a importância da organização dos estudantes em casa escola.
Na parte da manhã, aconteceu o debate sobre a situação que vivem a juventude e os trabalhadores. Na mesa, estavam Gladson Reis, presidente da AMES-BH - que falou sobre a luta da juventude no Brasil e no mundo, pelos seus direitos e pela liberdade - e Professor Paulo Henrique, diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais – SindUTE, que falou sobre a atual situação da greve dos professores da rede estadual.
À tarde, foi lançado o 2º vídeo da AMES-BH, que mostra a trajetória da entidade e algumas de suas lutas nos últimos três anos, principalmente a conquista do meio passe. O debate, apresentado por Júlia Raffo – presidente do Grêmio do Estadual Central – girou em torno das lutas que tem que ser travadas daqui para frente. A principal conclusão tirada no debate foi da necessidade de avançar na conquista do meio passe, pois após 25 anos de luta os estudantes de BH conquistaram o direito, e mesmo assim a Prefeitura investe o suficiente para que apenas 10 mil estudantes o tenham. “Foi nas ruas, fazendo passeata que conquistamos a lei, e nas ruas conquistaremos o meio passe para todos os estudantes”, afirmou Júlia. Também foi falado sobre a importância de fortalecer o movimento estudantil nacionalmente, e que para isso é necessária a retomada da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. Por isso, todos devem se preparar para participar do Conselho Nacional de Entidades Gerais – CONEG, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de setembro, em Brasilia.
Ao final, foi escrita uma carta do encontro, para que fique marcado na história que a juventude de Belo Horizonte tem sede de mudança, e sabe que para transformar a realidade em que vivemos é preciso lutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário