Search-form

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PE: Estudantes denunciam o sucateamento das escolas






A Jornada em Pernambuco teve a sua concentração em frente ao Ginásio Pernambucano, símbolo de luta e principal ponto de concentração dos protestos dos estudantes neste estado. Mais de 400 estudantes, vindos de cidades da Região Metropolitana do Recife, como Olinda, Jaboatão e Camaragibe, além de estudantes de Carpina, na Zona da mata Norte, seguiram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais da cidade, onde foram, em vários momentos aplaudidos pela população, que ao longo do percurso feito pela avenida jogava papel picado do alto dos prédios, demonstrando o seu apoio aos jovens. Nesse ano, a Jornada Nacional de Lutas em Pernambuco, contou ainda com a participação do Movimento Universitário.


Estiveram presentes os Diretórios Centrais dos Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco, além do Movimento Correnteza da Universidade Federal de Pernambuco, que hoje está à frente da direção da Comissão Gestora do DCE, além da participação da União Nacional dos Estudantes - UNE.

Jornada nas Universidades aconteceu, principalmente a partir das ocupações das reitorias, como foi na Unicap, pelo fim das taxas e contra o aumento de mensalidades e, na UFRPE, onde os estudantes, junto com o DCE, ocuparam o Restaurante Universitário e conquistaram a redução dos preços (de R$ 6, para R$ 3, além da gratuidade para 600 pessoas).

No dia 25 de março, a passeata seguiu em direção à Secretaria de Educação do Estado, onde os estudantes se concentraram até serem recebidas, em comissão, pela Secretária Executiva de Gestão e Rede, Margareth Zaponni, que recebeu dos estudantes além das reivindicações nacionais, foi entregue um dossiê dos problemas enfrentado nas principais escolas da região metropolitana questões básicas como mais segurança, laboratórios, quadras esportivas, professores, em algumas escolas a situação chega a ser mais crítica, falta até mesmo água para o consumo dos estudantes.

A secretária se comprometeu em resolver os problemas emergenciais e, dentro de trinta dias, reunir-se novamente com os estudantes para acompanhar o desenvolvimento das reivindicações e o cumprimento dos prazos e promessas feitos pela Secretaria de Educação.

Thays Santos - Presidente da UESPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário