Search-form

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MG: Estudantes Retomam a luta pelo Meio Passe em BH



A luta pelo meio passe no transporte coletivo para todos os estudantes em Belo Horizonte já dura quase 30 anos, e a cada dia que passa a vitória dos estudantes belorizontinos se aproxima, no dia 25 de março mais de 2500 estudantes de cerca de 20 escolas organizados pela Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da grande Belo Horizonte – AMES-BH e pela União da Juventude Rebelião - UJR na jornada nacional de lutas “dinheiro público para a educação pública” foram às ruas da capital mineira reivindicar esse direito.


O prefeito Márcio Lacerda afirma que a prefeitura não tem dinheiro para garantir o meio passe para todos os estudantes e que a prefeitura está estudando esse beneficio apenas para estudantes que participem de algum programa social e que moram longe de onde estudam, um número insignificante de estudantes.

Porém os lucros e regalias da máfia das empresas de ônibus crescem a cada dia mais, tendo hoje um monopólio onde apenas 4 empresas mandam e desmandam no transporte coletivo de Belo Horizonte. A pesquisa realizada pela agência das nações unidas para habitação ONU HABITAT onde Belo Horizonte está entre as 15 cidades com maior desigualdade de renda do mundo, prova que há anos a prioridade do poder público em Belo Horizonte é beneficiar as grandes empresas e a burguesia da cidade.

Além de enfrentar a intransigência da prefeitura e a poderosa máfia dos empresários do transporte coletivo, como inimigos, o grupo de oportunistas da UJS, à margem do movimento real e das lideranças, vem tentando fazer uma negociata com a prefeitura usando o nome da UBES e a luta dos estudantes para forjar um acordo por debaixo dos panos.

Mas a resposta a postura da prefeitura foi a grande manifestação ocorrida no dia 25 de março, que saiu da Praça Sete e foi à sede do executivo municipal, onde uma comissão de estudantes foi recebida pelo assessor do prefeito Márcio Lacerda e, Otílio Prado e pelo líder da Câmara dos Vereadores, o vereador Paulo Lamac. A comissão de lideranças estudantis foi composta pelo presidente da AMES-BH e do grêmio do Colégio Estadual Central, Gladson Reis, do Vice-Presidente da UBES, Gregorio Gould, de leonrdo Péricles, diretor da UNE e de Matheus Malta, diretor da UEE-MG, entre outros estudantes. Os estudantes criticaram a tentativa da prefeitura de excluir a AMES-BH do processo de discussão sobre o meio-passe, ressaltando que os estudantes não vão sair das ruas, enquanto não for garantido o direito ao passe para todos os estudantes de BH. A resposta da Prefeitura é fazer uma reunião até o inicio de abril em que será apresentada uma proposta aos estudantes para ser encaminhada à votação na Câmara Municipal
Agora o momento é retornar as salas de aula para dar continuidade à mobilização e organizar as próximas manifestações até a conquista.

Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH (AMES-BH)


Nenhum comentário:

Postar um comentário